Tsunami no Japão provoca alerta na embaixada brasileira
Daniel Nakajima

De acordo com a Divisão de Assistência a Pessoas no Exterior do Itamaraty, oficialmente, o governo brasileiro não registrou nenhum caso de dekasseguis mortos, feridos ou desaparecidos até o exato momento. Porém, o governo japonês calcula que 90 mil pessoas estão desaparecidas, deixando em estado de alerta todos os países que possuem parentes no Japão.
Atualmente, a comunidade brasileira no Japão é de 254 mil habitantes, segundo o governo brasileiro. A região mais atingida foi o Nordeste do Japão, especialmente rural e menos povoada por brasileiros. A maior parte está no centro-sul do país, entre Tóquio e Nagoya, área menos atingida pelo terremoto.
O Itamaraty informa que a Embaixada do Brasil em Tóquio está trabalhando em regime de plantão 24 horas e solicita que pedidos de informação sejam dirigidos ao endereço eletrônico comunidade@brasemb.or.jp, já que há dificuldades de comunicação por telefone, especialmente em linhas de celular.
O Núcleo de Atendimento a Brasileiros (NAB), que está em contato com a rede consular no Japão, colocou linhas de atendimento à disposição do público: (61) 3411 6752/6753/8804 (de 8h às 20h) e (61) 3411 6456 (de 20h às 8h e finais de semana). Consultas poderão ainda ser dirigidas ao endereço eletrônico dac@itamaraty.gov.br.
Entramos em contato com o serviço oferecido pelo governo brasileiro e deixamos nosso cadastro. Assim que houver novidades de vítimas no Estado de São Paulo, o Itamaraty nos informará. Abaixo, segue nota oficial do Consulado Geral do Japão em São Paulo.
A tragédia
No dia 11 de março, às 14h46, hora local (2h46 no horário de Brasilia), houve um terremoto na região de Sanriku, nordeste do Japão, com magnitude 8.8 (número estimado), provocando sérios danos em larga escala.
Diante disso, o Governo do Japão estabeleceu o Centro Emergencial para o Desastre (tradução livre) estando a comando do próprio Primeiro-Ministro Naoto Kan, o qual está empregando todos os esforços para o resgate e ajuda das pessoas vitimadas e também para que a atividade da população seja restabelecida o mais breve possivel.
Diante disso, o Governo do Japão estabeleceu o Centro Emergencial para o Desastre (tradução livre) estando a comando do próprio Primeiro-Ministro Naoto Kan, o qual está empregando todos os esforços para o resgate e ajuda das pessoas vitimadas e também para que a atividade da população seja restabelecida o mais breve possivel.
O Consulado Geral do Japão em São Paulo expressa o seu profundo agradecimento pela mensagem de solidariedade oferecida pelas autoridades e sociedade brasileiras.
Sobre as vítimas e danos causados, o Governo do Japão está colhendo informações em conjunto com as autoridades locais, mas para a obtenção de dados exatos presume-se que levará ainda algum tempo.
Para consultarem sobre a situação dos que residem no Japão, seguem alguns links de operadoras de telefonia que disponibilizaram um serviço de ajuda. É preciso saber qual operadora é utilizada por essa pessoa sobre quem se deseja a informação, e essa pessoa precisa ter deixado uma mensagem nesse serviço. Esse serviço está disponível em inglês ou em japonês.
Gabinete do Primeiro-Ministro (somente em japonês)
http://www.kantei.go.jp/jp/kikikanri/jisin/20110311miyagi/index.html
http://www.kantei.go.jp/jp/kikikanri/jisin/20110311miyagi/index.html
NTT Docomo
http://dengon.docomo.ne.jp/top.cgi
http://dengon.docomo.ne.jp/top.cgi
KDDI
http://dengon.ezweb.ne.jp/
http://dengon.ezweb.ne.jp/
Softbank mobile
http://dengon.softbank.ne.jp/
http://dengon.softbank.ne.jp/
NTTHigashinihon (somente em japonês)
http://www.ntt-east.co.jp/saigai/index.html
http://www.ntt-east.co.jp/saigai/index.html
Willcom
http://www.willcom-inc.com/ja/dengon/index.html
http://www.willcom-inc.com/ja/dengon/index.html
E-mobile
http://dengon.emnet.ne.jp/
http://dengon.emnet.ne.jp/
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Tel.: 11-3254-0100
(de segundas a sextas, em horário comercial, das 9h às 17h)
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