terça-feira, 15 de março de 2011

.Notícias

Iguape recebe oficina de capacitação sobre preservação do patrimônio arquitetônico

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
Iguape recebe oficina de capacitação sobre preservação do patrimônio arquitetônico
























A Secretaria de Estado da Cultura e o Condephaat oferecem curso de capacitação sobre preservação do patrimônio arquitetônico, que ocorrerá em Iguape, nos dias 18 a 20 de março. A atividade, que acontece na Ofi cina Cultural Regional Gerson de Abreu, visa ampliar e forta lecer as políticas públicas da Secretaria para a área de patrimônio cultural no interior do Estado, por meio da qualificação de profissionais e estudantes para atuar com a questão patrimonial.
A abertura da oficina conta com a apresentação da Presidente do Condephaat, Fernanda Bandeira de Mello, e presença do Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Iguape, Carlos Alberto Pereira Júnior. 

No último dia do curso, há uma visita a bens históricos da cidade, seguida por um bate-papo sobre o processo de tombamento de Iguape, com a participação do arquiteto Mauro Kuniho Miyashita, técnico da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da S ecretaria, e de Anna Beatriz Galvão e Carina Melo, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No encerramento da atividade, a Vice-Presidente do Condephaat, Marília Barbour, anuncia as datas e cidades que receberão as próximas oficinas educacionais do Patrimônio Histórico.
O curso é dividido em duas partes, sendo quatro módulos teóricos e dois interativos. Na primeira etapa, os palestrantes apresentam a história do restauro e os princípios gerais de preservação desde o século XIX até os dias atuais, como a organização das primeiras estruturas legais e os organismos internacionais e nacionais de preservação. 

Os procedimentos básicos para o desenvolvimento de projetos de restauro e a metodologia para intervenção em bens de natureza urbanístico-arquitetônica são apresentados na sequência. Nos módulos interativos, os particip antes são estimulados a pensar e discutir questões relacionadas à preservação do patrimônio arquitetônico local.
A oficina é ministrada pelos arquitetos Samuel Kruchin e Cristiane Gonçalves, que introduzem os participantes ao universo da preservação da arquitetura, abordando os princípios técnicos, formais e legais, no âmbito público e privado. A atividade conta com o apoio do Sistema Estadual de Museus (SISEM – SP).
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de março, pelo telefone (13) 3841-4004 .. A Oficina Cultural Regional Gerson de Abreu fica na rua XV de Novembro, nº 522 - Centro. A adesão é gratuita. 

Nenhum comentário: