terça-feira, 15 de março de 2011

.Notícias 27/02/2011 Cotidiano

Santos pode ganhar novo terminal de passageiros

Santos pode ganhar novo terminal de passageiros





















O maior porto da América Latina pode ganhar um novo e moderno terminal de passageiros. A construção de um terminal na área do complexo 'Porto Valongo Santos' teve seu projeto conceitual aceito pela Prefeitura e Codesp. Quarta-feira (23), no Paço Municipal, foi apresentada a empresa contratada para elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica, social e ambiental do 'Porto Valongo'. 

O novo terminal é uma das atividades previstas para o complexo turístico, náutico, cultural e empresarial a ser implementado entre os armazéns 1 e 8, que terá marina pública, base oceanográfica da USP (Universidade de São Paulo), restaurantes, lojas, escritórios e o museu do porto. As intervenções vão revitalizar a área, integrando-se a outros patrimônios já existentes e em instalação na área do Valongo, como o Museu Pelé, a nova sede da Petrobras. o Parque Tecnológico, a Estação Ferroviária e o Santuário de Santo Antônio. 

Processo irreversível
Para o prefeito João Paulo Tavares Papa "a revitalização da região portuária do Valongo é um processo irreversível e definitivo. Ela vai colocar Santos no cenário internacional do turismo, além de complementar o processo de revitalização do Centro Histórico, com grande resultado para as futuras gerações". Sobre o novo terminal, o prefeito disse ser necessário para atender à crescente demanda pelos cruzeiros, que promovem o desenvolvimento, geram emprego e renda e movimentam ampla cadeia da economia regional.

Representante do governo federal no Grupo de Trabalho que atua no 'Porto Valongo', o diretor de revitalização e modernização portuária da Secretaria Especial de Portos, Antônio Maurício, acredita que a iniciativa será fundamental para a integração do porto com a cidade: "Com ela, Santos vai transformar-se em um símbolo da revitalização portuária".

Emprego e renda
Sobre o novo terminal, o prefeito afirmou ser necessário para atender à crescente demanda pelos cruzeiros, que promovem o desenvolvimento, geram emprego e renda e movimentam ampla cadeia da economia regional. O projeto conceitual do terminal foi elaborado pela MSC Cruzeiros, mas a empresa que vai implantar e administrar o espaço só será definida após licitação pública, conforme esclareceu o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos e secretário municipal de Assuntos Portuários de Santos, Sérgio Aquino. 

Projeto estratégico
Segundo a Prefeitura de Santos, conceitos de revitalização urbana aplicados em projetos bem - sucedidos em diversos países serão utilizados no complexo turístico, náutico, empresarial e cultural Porto Valongo Santos, projetado para a faixa do cais histórico compreendendo os armazéns 1 a 8. A integração da infraestrutura, o planejamento global, a sustentabilidade e as soluções articuladas relativas à comunidade local fazem parte dos estudos de viabilidade do empreendimento, que estão sendo elaborados pela empresa Ove Arup & Partners, contratada pela Prefeitura por meio de licitação internacional.

A empresa foi responsável por importantes projetos de revitalização em países como Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Austrália e Coreia do Sul, atestam a pertinência das propostas apontadas para a área. "O Porto Valongo é um projeto estratégico, que vai colocar Santos definitivamente no cenário mundial dos destinos turísticos e complementar o processo de revitalização do nosso Centro Histórico", afirma o prefeito Papa.

Nenhum comentário: