terça-feira, 19 de abril de 2011

Vigilância Sanitária intensificará fiscalização em peixarias

Funcionários passaram por treinamento gratuito organizado pela Sesap
 
 
Funcionários passaram por treinamento gratuito
A Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande intensificará a fiscalização em peixarias nesta semana. A ação ocorrerá por conta do feriado da Sexta-feira da Paixão (22), que traz consigo aumento de até 70% nas vendas de peixes, crustáceos, moluscos e frutos do mar.

Na última semana cerca de 30 profissionais que atuam em comércios deste tipo em Praia Grande participaram do treinamento denominado Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos. O evento gratuito teve organização da Sesap. Ao final todos foram aprovados em uma avaliação e receberam certificado de conclusão do curso. “Os funcionários receberam as noções e agora terão que colocá-las em prática. Durante o treinamento tiveram ensinamentos específicos como normas de manuseio, higiene e temperatura ideais para comercializar o pescado”, disse a chefe de Divisão de Vigilância Sanitária, Yara Lúcia Rousseng.

Para a nutricionista da Vigilância Sanitária, especialista em segurança alimentar, Maria Cristina de Sousa Fouquet, o consumidor deve tomar alguns cuidados na hora de comprar peixe, camarão (desde que congelado nessa época de defeso), crustáceos, moluscos e tantos outros frutos do mar. Um dos principais é perceber a aparência do pescado, que deve ter escamas firmes, resistentes e olhos salientes e brilhantes.

“Um teste que o consumidor pode fazer para verificar o frescor do alimento é pressionar os dedos sobre ele. Se demorar muito ou não voltar à posição original indica que já se encontra em algum estágio de deterioração”, explicou a nutricionista.

Telefones - Caso o consumidor perceba alguma irregularidade na venda dos produtos, pode ligar para a Divisão de Vigilância Sanitária: 3496-2432.

Locais - Em Praia Grande, além dos supermercados e peixarias, existem dois espaços públicos para compra dos pescados e tantos outros produtos “fresquinhos”, extraídos do mar, que se encaixam em todos os orçamentos. Quem deixar para última hora, pode procurar os locais até mesmo nos dias de feriado. Localizam-se em dois bairros:

Butique de Peixes (Canto do Forte)
Local: Calçadão da Praia do Forte (Avenida Castelo Branco), altura da Rua Rui Barbosa, Bairro Canto do Forte.

Mercado de Peixe Ocian (formato de barco)
Local: Fica no calçadão da Praia Ocian, entre as ruas Carlos Gomes e Paula Ney, no bairro de mesmo nome da praia.

Nenhum comentário: