segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Reunião detalha instalação da farmácia de alto custo em PG Secretaria de Saúde Pública (Sesap) está finalizando estudos técnicos

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande está finalizando estudos e levantamentos de dados técnicos voltados à instalação de farmácia de alto custo no Município. Profissionais da Sesap participaram de reunião na sexta-feira (28), para debater o tema. A Sesap tem como meta iniciar as atividades até o final deste primeiro trimestre de 2011.

Durante o encontro foram apresentadas informações sobre o sistema de gerenciamento do estoque, além de detalhamento das ações da implantação como definição do número de funcionários. No mesmo dia profissionais da Sesap realizaram visita técnica na farmácia de alto custo de Mongaguá.

“Estas visitas demonstram as necessidades que teremos que preencher para que tudo transcorra da melhor forma em Praia Grande. Ganhamos experiência com esta ação. A Sesap segue mapeando os dados. Na sequência dos trabalhos definiremos o local, horário e tipo de atendimento para instalação do equipamento”, comentou o secretário executivo, Cleber Suckow Nogueira. 

Padrão - A farmácia de alto custo em Praia Grande seguirá os padrões estabelecidos pelo Programa de Dispensação de Medicamentos Excepcionais, parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde, um dos destaques da Política Nacional de Medicamentos.

“A Administração Municipal tem buscado oferecer ainda mais qualidade de vida aos munícipes. A chegada da farmácia de alto custo no Município atende as necessidades da população. Trata-se do cumprimento de uma das propostas de governo do prefeito, Roberto Francisco”, destacou o titular da Sesap, Adriano Springmann Bechara.

O secretário explicou que os medicamentos são destinados ao tratamento de doenças raras e crônicas, como insuficiência renal, hepatites e Mal de Alzheimer. Atualmente os moradores praiagrandenses retiram os remédios na farmácia de alto custo de Santos. “Com esta descentralização as pessoas não terão mais a necessidade de irem ao município vizinho em busca dos remédios”, disse.

Bechara ressaltou ainda que a intenção da Sesap é estabelecer dispensação dos medicamentos no domicílio dos atendidos. “Para que esta parte do projeto entre em prática, existe a necessidade de determinado recurso financeiro e pessoal. Trata-se de meta da Administração implantar este serviço até o final da gestão do prefeito Roberto Francisco”, destacou.

Nenhum comentário: