segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

População poderá sugerir melhorias no site da Prefeitura de Praia Grande




Para comemorar o aniversário de 43 anos de emancipação político-administrativa de Praia Grande em grande estilo, a Administração Municipal convida moradores e turistas para participarem da reformulação do novo site e servidores da Prefeitura, da intranet. Para isso, a partir de terça-feira (19), será disponibilizado nos dois meios um formulário, para que possam sugerir ferramentas que julgam essenciais para os meios de comunicação interna e externa.

Os formulários estarão disponíveis por 20 dias, e depois desta data será realizada apuração dos itens mais solicitados e suas necessidades. A previsão é de que tanto o novo site quanto a intranet estejam em vigor no segundo semestre deste ano.

A identidade visual está sendo elaborada pelo Departamento de Criação e Publicidade (DCP), as ferramentas e infraestrutura da rede ficam a cargo do Departamento de Gestão Tecnológica (DGT), ambos da Secretaria de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplan). Já o Departamento de Comunicação Social (DeCom), ligado ao Gabinete do Prefeito, é responsável por coletar e sistematizar as opiniões enviadas através dos formulários.

De acordo com o chefe do DGT, Leandro Sanches, a intenção é implantar ferramentas que diminuirão a burocracia e aproximarão os servidores. “Atualmente muitos funcionários entram na Intranet esporadicamente, para obter informações pontuais, e queremos torná-la mais atraente para que ele possa contribuir na melhoria da qualidade do serviço público, além da qualidade do próprio local de trabalho. Queremos torná-la uma ferramenta colaborativa”, afirma Leandro Sanches. 

O chefe do DGT explica ainda que o site atual é de 2004 e que apesar de bonito, precisa ter melhor funcionalidade. Por isso, o Departamento utilizará o layout desenvolvido pelo DCP e irá preparar as ferramentas que serão utilizadas pelos diversos setores da Prefeitura, que estarão envolvidos em manter o site atualizado de forma independente.

“Queremos formular o site para que na primeira página, em apenas um click a pessoa chegue aonde ela quer, assim terá mais acessibilidade às informações. Faremos uma reorganização das informações somadas a um bom layout. O site envolve pessoas com diversos interesses, temos os munícipes que querem encontrar uma coisa, o turistas que procuram outra, por exemplo”.

Segundo o chefe do DeCom, Alfredo de Souza, é fundamental o envolvimento dos funcionários e população neste processo para construir um ambiente que atenda a todas as necessidades de cada um. “Acreditamos no potencial colaborativo da comunicação digital e queremos começar os trabalhos com o reconhecimento da diversidade e da complexidade das demandas dos usuários”.

Layout – De acordo com a chefe do DCP, Andreza Tonini Marques, o layout do site será totalmente reformulado. “Repaginaremos o site totalmente. A proposta será apresentada ao Prefeito e assim que aprovada colocaremos em prática. O novo site terá no seu conteúdo mais serviço e melhor acessibilidade, com mais facilidade para o usuário”, explica.

Acessos – Fundamental elo de informação e prestação de serviço aos contribuintes e população em geral, o site da Prefeitura de Praia Grande, www.praiagrande.sp.gov.br, tem em média 110 mil acessos por mês, com pico registrado na temporada de verão. Somente em janeiro de 2009 foram registrados mais de 185 mil acessos.

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