quarta-feira, 29 de maio de 2013

PG avança em busca de Centro Tecnológico

Protocolo de intenções foi entregue ao Governo do Estado
 
 
A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra), deu mais um passo em busca da instalação de um Centro de Inovação Tecnológica na Cidade com a assinatura de protocolo de intenções encaminhada ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, na última quinta-feira (23).

O Centro de Inovação Tecnológica vai ao encontro do que foi traçado no plano de governo do prefeito Alberto Mourão e trata-se de um empreendimento que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se também em espaço de interação empresarial e acadêmica para o desenvolvimento de segmentos econômicos.

De acordo com o secretário Nilson Carlos Duarte da Silva, o documento foi entregue à coordenadora de Ciência e Tecnologia da secretaria estadual, Desirrée Zouain, que já sinalizou positivamente ao projeto.

Após a formalização do documento, segundo o secretário municipal, o próximo passo será a realização de um estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira do projeto. “Em seguida, iniciaremos a reforma do prédio, adequação do espaço e lançamento de editais para a instalação de incubadoras”.

O secretário estima que esse processo dure cerca de um ano e meio. A intenção é que o Centro de Inovação Tecnológica funcione na sede da secretaria, no bairro Quietude, e conte com auditório, salas de treinamento, laboratórios, Escola do Empreendedor e incubadoras de empresas.

Embora o estudo de viabilidade ainda não tenha sido iniciado, o chefe da pasta de desenvolvimento econômico adiantou que sua equipe já identificou duas áreas como potenciais segmentos a serem explorados. “Uma delas é a tecnologia da informação, por se sobressair a todos os setores, com informações precisas. E a outra é a Logística que pode contribuir em questões que envolvem toda a região da Baixada Santista”.

Atualmente, apenas a cidade de Votuporanga, no interior do estado de São Paulo, conta com um Centro de Inovação Tecnológica. “Praia Grande tem tudo para sair na frente e abrigar o segundo pólo deste tipo no estado”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário: