quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Defesa Civil alerta para chuva e vento fortes

Equipes estão de prontidão para emergências, que devem ser informadas pelo 199
 
 
Por Ludmila Pilipavicius


A Defesa Civil de Praia Grande está com equipes de prontidão, após a divulgação dos últimos boletins meteorológicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Está prevista a chegada de uma frente fria na madrugada desta quinta-feira (20), que pode trazer chuvas e ventos fortes para a Baixada Santista.

Um dos comunicados aponta para chuvas generalizadas, que começam durante a madrugada de quinta-feira, na divisa com o Paraná, se propagando para o leste, em direção às demais regiões.

As pancadas podem conter pontos fortes, rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo, podendo causar transtornos isolados, como alagamentos, destelhamentos de casas e quedas de árvores.

De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental, responsável pela Defesa Civil em Praia Grande, Fábio Rogério Marques, os comunicados já foram repassados ao Corpo de Bombeiros. “Os alertas sempre chegam com informações com o pior que pode acontecer, para que estejamos precavidos. Mas não significa que necessariamente esses fenômenos irão ocorrer”.

Ele afirmou que, de fato, deve chegar uma frente fria na madrugada de quinta-feira, o que já pôde ser percebido desde a madrugada desta quarta-feira (19) com ventos fortes e quentes. “Em Praia Grande, não temos muitos problemas com deslizamentos de terra. O que pode acontecer são pontos de alagamento”. A Cidade conta com duas embarcações da Guarda Ambiental e duas do Corpo de Bombeiros para situações de alagamentos com desabrigados.

A orientação no caso de ventos e chuvas fortes com raios, é se abrigar, preferencialmente em lugares fechados, e nunca permanecer em áreas descampadas, como a praia ou campos de futebol e nem embaixo de árvores.

Além disso, tanto nos casos de alagamentos com desabrigados, como nos de destelhamentos, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

A Guarda Ambiental integra a Guarda Civil Municipal de Praia Grande, que atualmente conta com 306 homens em seu efetivo preparados para a proteção do patrimônio e serviços públicos, além de auxiliar as polícias Civil e Militar no policiamento preventivo. 

Nenhum comentário: