| Serão necessárias um total de 2,3 mil viagens de caminhões | ||
“Para se ter uma ideia da dimensão desta obra, deverão ser utilizados cerca de 35 mil metros cúbicos de aterro no local. Para entender melhor o que significa esse volume, serão necessárias cerca de 2,3 mil viagens de caminhão, se utilizarmos 15 m³ de aterro como média transportada”, explicou o secretário de Obras Públicas e Habitação (Seop), Luiz Fernando Lopes. Devido ao maior movimento de veículos, materiais e máquinas na área de obras, a Seop alerta os motoristas para que redobrem sempre a atenção no local das obras. “Se não for possível evitar a Ayrton Senna, pedimos paciência e compreensão, afinal, o transtorno será por um breve período, mas a obra beneficiará a todos por muitos anos”, falou o titular da Seop. Ayrton Senna - A Administração Municipal está investindo R$ 35 milhões na obra. Na segunda etapa do serviço, será construído um túnel no trevo ‘Y’ (em frente ao Makro). Esta fase só terá início após o encerramento do viaduto em obras. Com a remodelação total da Avenida Ayrton Senna, serão eliminados os cinco semáforos e cruzamentos da via, proporcionando maior fluidez no sentido Litoral Sul, e também em direção à Rodovia dos Imigrantes ou às demais cidades da Baixada Santista, como São Vicente e Santos. “Além de oferecer maior qualidade no trânsito aos munícipes e turistas, esta remodelação também tem como destaque a questão de segurança para os pedestres e ciclistas”, ressaltou o secretário. A primeira etapa da obra ocorreu em junho de 2011 com a demolição do antigo portal de entrada da Cidade. A Seop também construiu uma alça de acesso para os motoristas que estão na Avenida Marechal Mallet e querem seguir para a Via Expressa Sul. Com a conclusão do acesso, os veículos podem entrar diretamente na pista sem a necessidade de pegar a Avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas, passar sob o primeiro viaduto e seguir pela Ministro Marcos Freire até o acesso, como ocorria antigamente. No início de fevereiro, a Seop e a Sabesp finalizaram a implantação da nova rede de abastecimento localizada na via. Foram remanejadas duas adutoras de água tratada (700 e 300 mm de diâmetro). Cerca de 100 profissionais participaram do serviço, além de máquinas de grande porte, como caminhões, escavadeiras e guindastes. Em março, foram instaladas as dez vigas de concreto protendidas, que foram içadas por guindastes especiais e instaladas sobre as cortinas de concreto armado, montando o vão coberto, e também a base das pistas, por onde passarão os veículos. Novo portal - O projeto do novo portal é um misto de modernidade e acessibilidade. A construção de um arco, maior e mais moderno, alcançará todas as pistas e funcionará como passarela para os pedestres. O local contará com elevadores nas laterais, destinados as pessoas portadoras de deficiência física. Esse acesso interligará os dois pontos de ônibus e evitará que as pessoas se exponham ao risco de atropelamentos. Veículos saindo ou chegando ao shopping também terão acessos inferiores exclusivos, sem interrupções por semáforos. |
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terça-feira, 12 de junho de 2012
Viaduto da Avenida Ayrton Senna está na fase de aterro da pista
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