quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Moradores e turistas se mobilizam pela paz


Abraço simbólico na Praça da Paz foi ponto alto do evento
 
 

Abraço simbólico na Praça da Paz foi ponto alto do evento
Uma multidão de pessoas vestidas de branco invadiram as ruas da Cidade durante as atividades da mobilização Praia Grande Pede Paz, que ocorreu no feriado de 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil. Organizado através da rede social Facebook pelo Grupo Amigos de Praia Grande, o movimento atraiu moradores e turistas praiagrandenses. O ponto alto da ação passiva foi o abraço simbólico dado por todos os participantes na Praça da Paz, no Bairro Boqueirão.

O Praia Grande Pede Paz foi marcado por uma série de atividades espalhadas por toda a Cidade. Nos bairros Canto do Forte e Solemar ocorreram passeios ciclísticos. No Ocian, os participantes fizeram pinturas artísticas nos rostos e também assistiram as apresentações teatrais, assim como no Boqueirão. Fora isso, durante todo o dia, quem não participou diretamente saiu às ruas vestindo roupas de cores brancas ou penduraram tecidos com a mesma cor em estabelecimentos comerciais e janelas de carros, casas e apartamentos.

Entre os participantes estavam familiares e amigos do estudante Caio Flores Ghelere, 21 anos, assassinado em uma tentativa de roubo ocorrida no dia 25 de junho, na orla da praia do Bairro Canto do Forte. “Todo mundo recebe uma missão quando nasce e creio que a morte do meu filho serviu para que pessoas se mobilizassem e pedissem paz”, afirmou a funcionária pública da Prefeitura de São Paulo, Cleide Silva Flores Ghelere, 47 anos, mãe do rapaz.

Acompanhada da filha Ana Beatriz Oliveira Ribeiro, 7 anos, a vendedora de Solange Oliveira Mello Silva, 44 anos, parabenizou a população por ter aderido ao brado pela paz. “Estamos numa época de muita violência, mas a população como um todo pode se mobilizar e cobrar as autoridades por mudanças. Afinal de contas somos nós que os colocamos no governo”, ressaltou.

Moradora do Bairro Canto do Forte, Solange Oliveira residia em São Paulo e passou a morar em Praia Grande há nove anos. “Já conhecia o Município, e o que nos trouxe para cá foi justamente a tranquilidade e a segurança que a Cidade nos passava. Por isso estou aqui hoje, para conscientizar população e governo a fazer cada um a sua parte em prol de mais segurança”, completou.

Resultado - Toda a mobilização foi registrada através de vídeos e fotos. Agora um relatório será montado e apresentado na Secretaria Estadual de Segurança Pública. “O que promovemos durante toda a manhã buscou convencer e ajudar a mobilizar a população para que participe e cumpra com o seu papel de cidadão. Agora esperamos que o governo se mobilize também e atenda as necessidades”, destacou Igor Bartchewsky, responsável pelo grupo teatral que realizou encenações na Praça da Paz e um dos organizadores do Praia Grande Pede Paz.

Nenhum comentário: