sexta-feira, 10 de junho de 2011

Médica dá dicas contra doenças de inverno

Evitar lugar fechado, hidratar e se alimentar bem são algumas das recomendações
 
 
Leila Prieto é médica da Sesap
Com a queda da temperatura é comum as pessoas se protegerem do frio permanecendo em locais fechados, criando um ambiente propício a várias doenças, especialmente as respiratórias. O inverno, que começa dia 21, traz consigo outro problema comum, que são os ressecamentos de pele. Para se proteger e evitar complicações nesta época, a médica da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Leila Prieto, faz importantes recomendações à população.

Gripes e resfriados são as que mais se propagam no período, já que os infectados geralmente deixam de se tratar adequadamente e disseminam o vírus no trabalho ou na escola. Para a médica Leila Prieto, quem contrai este tipo de doença deve evitar ir ao trabalho ou à escola, até que se convalesça. “A primeira coisa a fazer é procurar uma unidade de saúde e obedecer rigorosamente às recomendações médicas. A automedicação também deve ser evitada”, alerta.

O uso indiscriminado de medicamentos, muitos deles vendidos livremente sem receita médica, pode agravar o quadro do doente, prolongando o tempo de cura ou ocasionando outras infecções. “Em vez de curar, um medicamento impróprio pode representar um fortalecimento das bactérias e fazer uma simples gripe evoluir para uma pneumonia, o que pode levar à morte”, salienta Leila.

Para uma recuperação breve, além das orientações mencionadas, a médica sugere boa alimentação e hidratação. “Uma dieta à base de frutas e alimentos ricos em proteínas é ideal para o combate ao vírus. Para quem estiver gripado ou resfriado, beber água regularmente também contribui para que o tratamento surta um efeito desejável”.

O inverno também reserva muita cautela a pessoas com saúde mais frágil, principalmente crianças e idosos. O clima frio e a umidade ainda podem ser uma combinação perigosa para quem sofre de asma ou bronquite.

Embora haja tantos riscos, é possível enfrentar a estação sem sofrer as consequências das oscilações e temperaturas baixas. “Nesse período, devemos usar agasalhos adequados e se proteger da chuva, do frio e de lugares úmidos. Antes de sair de casa, o ideal é hidratar a pele com cremes apropriados e, sempre que possível, preferir locais arejados. Feito isso, é só aproveitar a época com tranquilidade”.

Nenhum comentário: