O prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos, os secretários estaduais de Turismo, Márcio França; Meio Ambiente, Bruno Covas; Desenvolvimento Social, Paulo Alexandre Barbosa; o deputado Federal Alberto Mourão, entre outros; são alguns dos palestrantes confirmados para o seminário “Pré-sal: Os Impactos no Litoral Paulista e as Oportunidades”, que ocorre nos dias 25, 26 e 27 de março, na Colônia de Férias do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, na Avenida Guilhermina, 240, Bairro Guilhermina. O evento, com entrada gratuita, é realizado pela União das Associações de Engenharia e Arquitetura do Litoral Paulista (UALP), em parceria com a Prefeitura de Praia Grande. Para participar não é preciso inscrição prévia.
Entre os diversos assuntos que serão discutidos está a criação de um Plano Macro Regional. De acordo com o prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco, que ministrará a palestra “O Desenvolvimento e os Projetos em Praia Grande”, ao lado do secretário de Obras Públicas, Luiz Fernando Lopes, a Baixada Santista precisa de um planejamento estratégico para receber os investimentos e toda a demanda que a exploração do pré-sal proporcionará. “Esta discussão é extremamente importante. É necessário que os órgãos públicos e privados se preparem, que haja qualificação e principalmente infraestrutura para atender toda a demanda consequente deste serviço”.
O presidente da UALP, Alexander Ramos, destaca que o objetivo do evento é de despertar as autoridades políticas, empresários, comerciantes, estudantes e toda sociedade para os impactos causados pelo pré-sal, além dos investimentos da Petrobras em todo Litoral Paulista.
“Necessitamos urgentemente debater um Plano Diretor Macro Regional, em especial as revisões dos planos diretores dos municípios, e conseqüentemente das leis de uso e ocupação do solo e ambientais. As autoridades e a sociedade civil necessitam avaliar todos os aspectos positivos e negativos desses impactos, e juntos encontrarmos as soluções pertinentes à União, Estados e Municípios”, ressalta o presidente.
A expectativa, segundo Ramos, é de que mais de mil pessoas, prestigiem as palestras. “Pretendemos, inicialmente trazer todos os profissionais da área tecnológica para amplo conhecimento dos projetos destinados ao Litoral Paulista, e com isso, na qualidade de autores dos projetos de engenharia, arquitetos e urbanismo; sequencialmente sensibilizar as autoridades públicas que necessitam convocar toda a sociedade para audiências públicas demonstrando e informando sobre esses impactos em nossa região, para que assim cada um faça a sua parte numa sociedade participativa e responsável”.
Confira a programação completa do evento:
25/03 (sexta-feira)
09:00 – Colégio de Entidades Paulista – (CDEP / CREA-SP)
10:00 – Reunião Diretoria e Conselho Fiscal – FEBRAE
12:00 – Encerramento / Almoço.
14:00 – SOLENIDADE DE ABERTURA
14:20 – MESA REDONDA com PREFEITOS RMBS
16:00 – PALESTRA 1: O PRÉ-SAL EM PRAIA GRANDE (Prefeito de Praia Grande-Roberto Francisco dos Santos e Secretário de Obras Públicas-Eng.º Luiz Fernando Lopes).
16:40 – PALESTRA 2: A FISCALIZAÇÃO DO CREA-SP (Presidente CREA-SP – Eng.º José Tadeu da Silva).
17:00 – PALESTRA 3: O PRÉ-SAL DIVERSIFICAÇÃO DE ATIVIDADES, DISTRIBUIÇÃO DAS RIQUEZAS E CUIDADOS NO PLANEJAMENTO REGIONAL (Dep. Federal- Alberto Mourão)
17:40 – PALESTRA 4: A GESTÃO DOS PREFEITOS E O MACRO PLANO DIRETOR NA RMBS (Vice-Pres. APM – Prefeito José Mauro D. Orlandini)
18:20 – PALESTRA 5: GT PRÉ-SAL - CREA/SP: O PRÉ-SAL E A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA PROFISSIONAL TECNOLÓGICO (Presidente ABENC Engº Andre de Fazio);
19:00 – PALESTRA 6: A CONTRIBUIÇÃO DA BACIA DE SANTOS PARA O DESENVOLVIMENTO NA RMBS – OS IMPACTOS NO LITORAL PAULISTA(Diretoria Regional Bx. Santista da PETROBRAS).
19:50 – HOMENAGEM ao ENG.º OZIRES SILVA
20:00 – ENCERRAMENTO
26/03 (sábado)
09:00 – ABERTURA
09:20 – PALESTRA 1: AS ENTIDADES DE CLASSE e os Sistemas CONFEA/CREA e o CAU (Secretário FAEASP – Eng.º Francisco Kurimori).
10:10 – PALESTRA 2: O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NO LITORAL PAULISTA (Sec. Est. de Turrismo - Márcio França).
10:50 – PALESTRA 3: OS IMPACTOS SOCIAIS E O DESENVOLVIMENTO DA RMBS (Sec. Est. Des. Social - Paulo Alexandre Barbosa)
11:20 – PALESTRA 4: A MATA ATLANTICA E O DESENVOLVIMENTO NO LITORAL PAULISTA
12:00 – ENCERRAMENTO.
14:00 – PALESTRA 5: O ASSOCIATISMO NO BRASIL - (PRESIDENTE FEBRAE – Eng.º José Tadeu da Silva)
15:00 – DEBATE: A implantação do Livro de Ordem – CREA/SP
16:30 – DEBATE: A nova A.R.T. – CREA/SP.
18:00 - ENCERRAMENTO.
27/03 (domingo)
09:30 – REUNIÃO DA DIRETORIA DA UALP – PLANO ESTRATÉGICO DE EXCELÊNCIA E GESTÃO.
10:20 – SAIDA DO CITY-TOUR em direção ao 2º GRUPO DE ARTILHARIA ANTI-AÉREA-FORTALEZA DE ITAIPÚ.
10:30 – CAMINHADA ECOLÓGICA NA "FORTALEZA DE ITAIPU" - Visitação ao "FORTE DUQUE DE CAXIAS" e a Praia Canto do Forte. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário